covid-19

Áudios que circulam sobre lockdown e contêiner para corpos no Husm são falsos

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal 

Duas mensagens tomaram conta dos grupos de WhatsApp em Santa Maria nesta sexta-feira, porém são duas fake news. A  primeira é um áudio sobre um suposto lockdown que o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) iria decretar na cidade a partir deste sábado. A segunda afirma que o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) estaria providenciando contêineres para colocar corpos de vítimas da Covid-19. Ambas informações não condizem com a realidade e são falsas.

Vejas regras da bandeira preta em vigor até 21 de março 

O anúncio de um suposto lockdown promoveu uma corrida aos supermercados de Santa Maria no final da tarde desta sexta-feira, provocando temor em um dos momentos mais críticos da pandemia.

- Lamentavelmente, acreditam na circulação de fake news, mas não acreditam na circulação do vírus. É uma total inversão de valores em um momento tão crítico . Esse é um momento para termos serenidade. Não vamos decretar lockdown porque acreditamos no modelo de Distanciamento Controlado. Vamos seguir os protocolos da bandeir apreta - afirmou à reportagem o prefeito Jorge Pozzobom. 

A outra mensagem diz que haveriam tantos mortos vítimas da Covid-19 que o Husm teria contratado contênieres para armazenar os corpos. Um boletim de ocorrência foi registrado pelo hospital na Polícia Federal. A mensagem começa com uma pessoa se identificando como filha de um servidor. 

- Já falei com as autoridades e vamos buscar os responsáveis dos áudios para puni-los - finaliza Pozzobom. 




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Rogério Koff Anterior

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Rogério Koff

Próximo

Vejas regras da bandeira preta em vigor até 21 de março

Geral